Planejamento de Marketing

Análise externa, o meio envolvente

  • Análise do meio envolvente (Política, econômica, Social, Tecnológica, Ambiental e Legal).
  • Análise do mercado.
  • Análise dos clientes.

Análise externa, os concorrentes

  • Identificação dos concorrentes.
  • Análise dos concorrentes directos.
  • Análise detalhada dos concorrentes mais importantes.
  • Análise e medida da posição concorrencial.

Análise interna

  • Performances quantitativas.
  • Volume de vendas e quotas de mercado (global e por segmento).
  • Perfil e caracterização dos clientes comparativamente com os do mercado e dos principais concorrentes.
  • Grau de penetração dos produtos da empresa nos principais circuitos de Distribuição.
  • Análise dos custos e da rentabilidade dos diferentes produtos e ou modelos da gama da empresa.
  • O estado e a evolução recente da notoriedade e imagem da empresa e ou marca junto dos actuais clientes, clientes potenciais e nos distribuidores e prescritores.
  • Os recursos que a empresa dispõe.

Análise SWOT da empresa

  • Pontos Fortes / Pontos Fracos.
  • Oportunidades / Ameaças.
  • Oportunidades do Negócio / Ameaças do Negócio.

Fixação de objetivos

  • Uma definição clara dos objetivos.
  • Permite assegurar a coerência da estratégia com a política global da empresa.
  • Envolvimento global.
  • Permite a avaliação da performance da estratégia escolhida e clarifica os critérios de avaliação a observar.

Posição visada no mercado

  • Líder único;
  • Colider;
  • Challenger;
  • Especialista.

Opções estratégicas de marketing

  • Escolha de alvos
  • Escolha do posicionamento adequado
  • Definição de uma política de marca

Plano de manobra

  • Os principais tipos de prioridades que se podem fixar numa estratégia de marketing são os seguintes:
  • Escolha de produtos prioritários;
  • Escolha de segmentos de mercado prioritários;
  • Escolha de alvos prioritários;
  • Escolha de fontes de volume prioritário;
  • Ponderação dos meios de ação de marketing.

Marketing mix baseado em uma política de produto

  • Inovação tecnológica;
  • Superioridade qualitativa;
  • Especialização

Marketing mix baseado em uma política de preço

  • Preço preamium
  • Preço agressivo

Marketing mix baseado em uma política de distribuição ou força de vendas

  • Força de vendas mais numerosa ou mais qualificada;
  • Presença mais alargada ou mais atractiva no ponto de venda;
  • Estratégia push.

Marketing mix baseado em uma política de comunicação

  • Estratégia pull;
  • Elevados investimentos em comunicação.

Plano de ação de marketing

Elaboração e formulação do marketing mix

Avaliação do plano de ação

  • Avaliação qualitativa (adaptação ao mercado e á empresa e coerência com o posicionamento.
  • Avaliação quantitativa (vendas, quota de mercado e resultados).
  • Formulação de orçamentos previsionais (margem bruta, resultados líquidos, cash flow, retorno do capital investido e pay-back do investimento).
  • Método do ponto crítico.

 

Desenvolvimento do plano de marketing

1º Passo: A Estratégia de marketing

2º Passo: O Orçamento de marketing

3º Passo: O Plano de ação